RADIO CIDADE

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Aumentando a vida útil do seu NOTEBOOK

Com os preços cada vez mais convidativos, os NOTEBOOKS estão cada vez mais entrando no dia-dia dos usuários. Motivos para escolher um equipamento desses são os mais variados. A mobilidade, creio que deixou de ser o ponto alto e a economia de espaço vem tomando o lugar neste quesito. Quem quer mobilidade, acaba optando pro NETBOOKS, cada vez mais bombados e completos. Os NETs de hoje estão muito mais tunados que os de antigamente ( 2 ou 3 anos atrás ). Me recordo que os primeiros não possuíam HDs, e suas telas eram toscas, minha irmã tem um desses de 10” da POSITIVO, credo....rs.
Brincadeiras a parte estes novos equipamentos pequeninos e caros, merecem um cuidado todo especial de nós usuários, sendo assim, seguem aqui algumas dicas que encontrei numa dica no site da HP, ele explica tudo que devemos fazer, e o que não deve ser feito para que nosso novo equipamento dure mais. Se surgir alguma dúvida depois de ler o texto, deixe sua pergunta, terei o maior prazer de respondê-la.
Abraços a todos.
CALL
1. Cuide da sua bateria
A capacidade da bateria do seu notebook irá diminuir com o tempo, é um desgaste natural, mas você pode fazer algumas coisas para maximizar a vida útil dela. Por exemplo, é melhor recarregar as baterias quando elas estiverem com 10% a 20% da carga, pois deixar que ela se descarregue totalmente, toda hora, não é bom. Mesmo que breves descargas e cargas não danifiquem realmente a bateria, isso pode diminuir a precisão do medidor da bateria; isso pode ser resolvido, descarregando-se totalmente a bateria a cada 30 cargas. Quando você não for usar a bateria por um período prolongado, poderá preservar a vida útil dela, tirando-a quando ela estiver com 40% da carga e armazenando-a em um local fresco e seco. A pior coisa que você pode fazer é deixar uma bateria totalmente carregada em um local muito quente - o que nos leva ao próximo tópico …

2. Evitar calor excessivo.

Notebooks geram muito calor. Quando eles ficam muito quentes, eles se desligam ou causam danos à sua bateria, hardware ou componentes eletrônicos. Como as operações do notebook são responsáveis pelo calor interno, você pode evitar problemas, alterando configurações e reduzindo a velocidade do processador e o brilho da tela. Você também pode instalar utilitários freewares que monitoram a temperatura do seu notebook e automaticamente aceleram a ventoinha ou diminuem o uso de eletricidade. Desligue o notebook antes de guardá-lo em um estojo ou em qualquer espaço fechado em que possa ocorrer acúmulo de calor. E lembre-se de evitar ambientes muito quentes, como um carro sob o sol. Outro jeito de assegurar que o notebook não se superaqueça é...

3. Deixe as entradas de ar livres.

Se as entradas de ar do notebook forem bloqueadas, ele pode se superaquecer rapidamente. Então, não coloque o notebook sobre uma superfície macia, como uma cama, pois os lençóis e travesseiros podem bloquear as saídas de ar, impedindo a circulação de ar. Mesmo em superfícies rígidas, alguns notebooks podem ter dificuldade para "respirar". Se esse for o caso do seu notebook e você perceber que ele está ficando muito quente, você poderá elevar a parte de trás dele, apoiando-a em algum objeto ou usando um suporte para laptop que permita que o ar flua livremente. Coolers para notebooks ou "almofadas de resfriamento" funcionam da mesma forma, mas têm ventoinhas externas. Outra coisa que pode bloquear saídas de ar e portas é a poeira. Use uma lata de ar comprimido para limpá-las. E por falar limpeza...

4. Tenha cuidado com a tela LCD, a parte mais cara do notebook.

Ao limpar a tela, seja muito cuidadoso. Os minerais na água da torneira podem deixar manchas, então, use apenas água destilada, e não use solventes ou álcool, como limpadores de vidro domésticos, ou toalhas de papel, que contêm fibras e podem causar riscos. O melhor jeito é usar um pano de microfibra seco e sem fiapos, para remover cuidadosamente a poeira da tela. Em geral, evite tocar na tela, pois isso pode deixar impressões digitais e causar marcas permanentes, se você fizer muita pressão. Rachaduras na tela LCD, mesmo que você não consiga vê-las, causam linhas, interferências, manchas ou sangramento nas bordas da tela, o que só tende a piorar.
Seguindo essas instruções, lendo e seguindo as instruções e avisos do fabricante, e prestando atenção ao seu notebook, você pode ajudar a garantir que ele tenha uma vida longa e feliz.