RADIO CIDADE

quarta-feira, 31 de março de 2010

Conexões de dispositivos, uma breve descrição.


 Cada dispositivo eletrônico que é adquirido hoje possui uma conexão específica para ser ligado ao nosso computador, não é incomum nos dias de hoje ouvir palavras esquisitas tais como: SATA, PATA, USB, FireWire, HDMI, entre tantas outras. Complicado para o usuário normal saber o que é, como identificar e para que serve este monte de tipos de conexões. Vou descrever brevemente cada uma delas e suas utilizações mais comuns.
As conexões internas,  SATA e PATA, normalmente encontradas nos DVDs e Hard Disks ( HDs ),  você só é apresentado a estas conexões quando seu disco rígido ou DVD queima, e tem que se comprar outro. Através desta conexão o DVD ou o disco rígido se comunica com a placa mãe de seu computador.
O padrão PATA ou ( EIDE ), ou como é mais comum de se ouvir IDE é o mais antigo, sendo assim o mais lento em relação ao SATA ( Serial ATA ), exatamente por este motivo e SATA vem se tornando padrão em placas mãe mais novas. Alem desta ainda podemos encontrar outras como o SCSI, ZIF, SAS e SSD, porem estas são menos comuns de serem encontradas.
Dentre as conexões externas a mais famosa e comum, é a USB, todos conhecem ou já ouviram falar dela. Impressoras, telefones, webcams e muitos outros dispositivos usam este tipo de conexão para se comunicar com o computador, existem dois tipos ( versões ) a USB 1.0 e a 2.0, a mais nova evidentemente é a mais rápida (2.0 ).
FireWire ou IEEE 1394 é uma conexão de alto desempenho, comum em filmadoras e placas de captura de vídeo.
eSATA, adequada para dispositivos de armazenamento externo, HDs externos por exemplo, oferecem alem da velocidade de transferência de até 3 Gb/s,  segurança e estabilidade.
Gigabit Ethernet, conexão padrão para rede de computadores ( LAN ), também encontrada em modems e roteadores .





Nenhum comentário: