RADIO CIDADE

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Vírus e coisas do gênero.

Quem nunca recebeu um que atire o primeiro teclado, bem todos recebem mensagens de amigos e as vezes de quem nunca se ouviu falar, sobre vírus que vão atacar seu computador no dia .....
Existem sim vírus que funcionam apenas em datas específicas, exemplo SextaFeira 13, entre outras. Todos os vírus dão algum preju no bolso do dono do computador. Nunca ouvi falar de nenhum vírus que cause defeito em placas HD's ( HARDWARE ) normalmente os vírus se focam nos arquivos, de sistema ( WINDOWS ) ou do usuário ( documentos do WORD, EXEL, etc...). Realmente é muito simples se proteger destas pragas, de verdade, não digo isso como técnico, mas sim na visão de usuário comum, que tambem sou. Dominar o ambiente que você explora é uma solução eficaz para se proteger, mas nem todos tem este conhecimento então siga algumas regras básicas que vou descrever a seguir:

1. Creio que a mais importante de todas, ATENÇÃO.

Simplesmente isso, esteja atento aos detalhes, todos os vírus que me enviaram por e-mail tinham um atalho falso por traz, exemplo: "Veja as fotos que tiramos naquele dia e comente depois " eta frase clásica......rs. Depois da frase tem sempre um arquivo do tipo: FOTOS.ZIP , aqui entra o que falei a atenção. Ao colocar a seta do mouse sobre este arquivo ( que na realidar é um link, na maior parte das vezes ) pode-se perceber que no rodapé ( lado esquerdo inferior do navegador onde fica escrito "concluido" ) aparecerá um endereço ( http://.....................fotos.exe), evidentemente longo e confuso, porem não importa o que importa é o final deste link que no meu exemplo usei o fotos.exe, porem podem ser outros tipos (.cmd, etc ). Todos os arquivos .EXE são executáveis ( programas ), jamais aceite algo assim.

2. Questione.

Pergunte ao seu técnico, amigo, ou quem normalmente lhe dá auxílio em informática, como funciona seu programa de anti vírus, como se faz para atualiza-lo, como se faz uma verificação no sistema todo, isso não é complicado, a maioria dos programas se atualiza de forma automática, bastando para isto estar conectado, é o básico pra quem deseja navegar com segurança. O melhor programa é o que está atualizado. Eu uso o AVAST a muito tempo, venho observando que os equipamentos em que ele está instalado e atualizado tem poucos ( quase 100% menos ) problemas neste sentido.

3. Fotos e músicas não contem vírus, arquivos do tipo .bmp, .jpg, .jpeg, .mp3, são seguros.

4. Os vírus tem a capacidade de se duplicar, enviar uma cópia deles mesmos para sua lista de amigos, sendo assim eu sou responsável pela minha, pois meus amigos estão nela e não quero ninguem perturbando meus ouvidos por ter recebido vírus com o meu endereço.....rs.
Abraços.....

2 comentários:

Matheus Mauricio disse...

no outro dia me enviaram um recado bno orkut assim:

PARTCICIPA DESSA COMUNIDADE QUE EU FIZ PARA VC.. MAIS NAUM VAI BRIGAR COMIGO NAUM EU PEGUEI PESADO!!!

como eh q sabe se eh virus ou naum eh???

Informática disse...

Atendendo ao comentário do MATHEUS, vou explicar como identificar um vírus. Ao se receber uma mensagem igual ao exemplo citado por ele no seu ORKUT “
PARTICIPA DESSA COMUNIDADE QUE EU FIZ PARA VC.. MAIS NAUM VAI BRIGAR COMIGO NAUM EU PEGUEI PESADO!!! “ esta frase que na realidade é um LINK, deveria abrir a tua “comunidade”, porem o que aparece em sua tela é uma pequena janela com algo para você salvar, ou pior instalar, para se abrir uma página não é necessário instalar nada. Segue então caro MATHEUS a recomendação do post, tenha muita atenção quando estiver navegando, os detalhes são muito importantes. Vou tentar fazer um manual em PDF para colocar aqui explicando mais sobre o assunto, que é muito vasto e complicado. Obrigado pelo comentário, continue a colocar suas dúvidas que eu responderei.